quinta-feira, 16 de julho de 2009

O Mundo Gotico....

O que é Goticismo?

Gótico, em primeiro lugar, significa: relativo aos godos, uma confederação de tribos germânicas que invadiu o império romano durante o séc. III d.C. e foram os primeiros povos germânicos a se converterem ao cristianismo. A primeira distorção do adjetivo data da renascença. Os italianos achavam que a arte clássica, que admiravam e procuravam reviver, fora corrompida na idade média pelos cristãos. Assim sendo, fizeram dos godos seu Bode-espiatório e taxaram pejorativamente toda arte medieval de gótica, ampliando assim o sentido da palavra.
A arte gótica era muito conhecida pela arquitetura arrojada, o que permitia aos seus construtores erigirem castelos e fortalezas mais fortes e resistentes de que os de outras civilizações da época. Estes castelos, mansões e fortificações era palco de histórias e lendas, muitas ligadas ao místico e sobrenatural. Ao final do séc. XVIII, eles foram visitados por uma nova estirpe de habitantes. Eram poetas, escritores, ocultistas e sonhadores. Nas sombras eles produziam obras imortais como Frankenstein, O Corvo, As Flores do Mal, Drácula e outras.
Os góticos tem a mania de achar na literatura uma explicação dos seus profundos sentimento...




A Literatura gótica é uma das mais profundas que existem, abordam não só de puro amor, histórias fantásticas e contos. Mas também a tristeza e lágrimas nas suas poesias, como dizem por ai: "O melhor texto é aquele que entra como uma faca no coração". Muitas pessoas gostam de ler sobre esses sentimentos pois neles, as pessoas vê o retrato do seu coração, se identificando com os textos. Outras lêem e observa o texto com outro significado, sempre com um aprendizado de superação para suas tristezas, é um mundo paralelo, onde os sonhos e desejos são abordados com corações obscuros, sempre brilhando pelo sonho de amar. Noite, lua, estrelas, sonhos, raiva, rosas e sangue em geral são a maior inspirações para as mentes que homenageam esta literatura tão bela e única.

Espirito negro


sangue espalhado ao chão
eu viverei assim
como um cadáver em seu porão,
corpolento e sem ação

estou vagando pelo mundo
seguindo o caminho
que me atrai
até o ultimo beco escuro,

com a luz negra
em meu coração rasgado,
e ferido por laminas
serei pra mim a arma secreta,

como um cadáver
vagarei por esse mundo
deserto e sombrio
que e a minha vida.

Lord Mistico

Filosofia Gótica

A filosofia gótica consiste em base de viver em um mundo sem mentiras e lágrimas. Apesar de abordar diversas vezes na sua literatura ou até mesmo na sua arquitetura a sua tristeza, é como se fosse um desabafo, imortalizando a sua lágrima em uma arte para que ela possa ficar lá, e assim, superando a sua própria dor. Consiste no ideal onde o mundo não seria solitário, julgados... tem o objetivo de encontrar uma pessoa que o faça feliz, e que faça esquecer de passagens do seu passado de agonia, tristeza e depressão. Mudar o mundo dentro de si, onde não habita a falsidade e as friezas das pessoas. Ou seja, viver na realidade o seu mundo de sonhos.

Os Góticos em gerais são pessoas que sofrem ou sofreram por algo muito forte, ocasionando a sua transformação, e nesta transformação, vários outros caminhos se abrem, caminhos de sabedoria, força, inteligência que podemos seguir. O seu mundo fica cada vez mais melancólico, e geralmente tem uma fácil capacidade de se expressar, ou tem outros que se fecham por incapacidade de sentir. Buscam o individualismo que têm e abrem suas mentes para outros universos mais sensíveis ao mundo. Muitos dos góticos tem 2 caracteristicas marcante entre eles, aqueles que levam os seus sentimentos aos extremos ( sensíveis ) e aqueles onde a raiva ainda vaga pela mente, transformando eles em seres altamente frios, esses geralmente querem se distanciar de todos para que possam pensar sobre as suas vidas. Há alguns raros casos que a pessoa varia de característica dependendo do dia, dai é que vem o termo "inconstância gótica".
A Maioria dos Góticos vivem em busca da sua Lenda Sentimental, procurando nos seus sentimentos uma razão para viver, muitas vezes vendo que a razão é um bom caminho a ser seguidos em horas de necessidade. Outras seguem outros caminhos, usando outras fontes para que possam esquecer das dores que atormentam o seu coração. As vezes essas outras fontes são utilizadas de uma forma errada, como por exemplo o suicídio.

Os Góticos tem uma fascinação incrível pela Noite, sentir o seu vento, a sombra do vento batendo ao seu rosto, fazendo que crie inspirações para os seus sentimentos, é um caminho para achar sua Lenda Sentimental, uma fantasia de prazer para as brilhantes mentes que buscam um conhecimento além do conhecido. Alguns Góticos ( poucos ) gostam de usar a roupa preta como homenagem ao brilho da noite, e ao seus sonhos...

Música Gótica

A Música gótica tem influência de música clássica, vocais clássicos, tenores, sopranos, enfim, vocais belíssimos, violinos, pianos, orquestras, sentimentos e etc. As letras se destacam por ser uma arte no mundo atual, destacam por sua melancolia, abordam sentimentos profundos e de uma forma incrível, falando até memso de coisas obscuras e ocultas, Da vida até a morte, a letra gótica é original por ser algo que faça as pessoas pensarem e pricipalmente sentirem quando elas são escutadas. Diferentes de outros estilos de músicas que buscam somente o entretenimento das pessoas. Atualmente, a música gótica tem sido influênciada pela guitarra, que ocasionou a formação do famoso "Gothic Metal" em bandas atuais. Esta influência criou outros ramos para a música clássica gótica.

Teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também do gênero pós-punk.
Os elementos eletrônicos, metais, misturados à já conhecida fórmula dark gerou um álbum considerado por alguns como ainda melhor que seu predecessor, e que teria dado origem ao que alguns chamam de darkwave. Ainda e talvez entre as bandas mais conhecidas, até pelos não aprofundados no cerne gótico, além de Bauhaus, estejam ainda The Cure e Joy Division.
"A atmosfera é realmente maléfica, mas você se sente à vontade dentro dela". Ao fazer um comentário sobre o lendário filme Nosferatu, Bernard Summer, o guitarrista da banda Joy Division, gerou a definição que muitos consideram a mais concisa do assunto.
Um advento que tomou a cena alternativa de 1990 era chamado Industrial, esse tipo de música já havia sido muito bem vindo pelo gótico no fim dos anos 80, a paixão pelo sombrio novamente fez a união. Os góticos, como se sabe, podem olhar para o passado com uma nostalgia irônica, (pois a era vitoriana é transformada em um ambiente muito propício e aconchegante para isso, mas como se sabe, as coisas não são bem assim) já o industrial olha para o futuro com um pessimismo baseado no presente. O industrial legitimo era um acontecimento musical que já havia acontecido vinte anos antes mais ou menos.
Eram trabalhos que colocavam em questão até que ponto existiria musicalidade, na arte de fazer barulho.Mas no que diz respeito ao heavy metal Gavin Badelley, em seu livro Gothic Chic, comenta que muitos góticos acham que trata-se da antítese grosseira, ignorante, machista e pretenciosa de tudo o que eles prezam através da música. No entanto, alguns admitem ser a banda Black Sabbath de grande importância para o estilo, seu primeiro álbum, intitulado com o nome da banda, tráz a descrição de um rito satânico pontuado por efeitos tempestuosos e dobrar de sinos, a capa ainda atrás uma garota pálida vestida de preto em um terreno doentiamente ocre.
Bandas de Metal são bandas de Metal em sua essência, apenas utilizam alguns poucos elementos da música e cultura gótica, agradem a quem agradar, o público gótico ou headbanger ( e só os de mentes mais abertas ainda em ambos os grupos, os mais purista sempre acabam por renegá-lo, seja do lado que for). E se foi usada dessa conviniência para forjar um casamento mítico para cair nas graças do culto mainstream, isso sim pode ser chamado de armação da mídia.
Outro equivoco que vem ocorrendo é classificarem o Lacrimosa (banda influente do chamado Gothic Metal) de rock gótico/darkwave.


Algumas bandas goticas:Epica
The 69 eyes

Lacrimosa

Evanescence

Lacuna Coil

Tristania


Nightwish

e tem muiiitas mais!!

Estetica, Visual...
Quem nunca viu um grupo ou pelo menos uma pessoa andando pela rua vestida totalmente de preto, usando crucifixos, ankhs, pentagramas, com piercings e cabelo fora do comum?
Outras ideologias também usam muito o "preto" no seu visual, e entre elas existem sempre uma atitude que contradiz o que a sociedade atual impõe, fazendo que ela seja contra esta tal ideologia, mas o problema é que esse desfavorecimento é geral, e na maioria dos casos, o preto é jogado para os góticos, que estão cada vez mais sendo julgados de rebeldes da sociedade ou adolescentes mimados. Muitas pessoas não conhecem a cultura gótica, ainda existe muito preconceito com ela, e por não conhecer, as pessoas tem medo, e por terem medo, acabam julgando esse estilo de viver. E por causa disso, acabam influenciando na nossa própria ideologia, como por exemplo, o medo dos Neogóticos assumirem que são góticos, por terem medo da reação da sociedade sobre eles, transformando a ideologia dentro de si como se fosse uma vergonha.

Tem os góticos que adoram vampiros, Coturnos, meias de listras PB (um ítem bem clássico usado pelo Tim Burton e muito presente entre os góticos), sainhas com volume e parte de cima no estilo corset, quase uma bailarina. O material "vinil", aí presente no coturno e na mochila são também usados com frequência, e fazem um link com o sadô-masô.


O Cyber-gótico é um visual com muito tecido sintético, coturnos de solado bem alto, com um quê de Marilyn Manson. Na gringa tem muitos cybers, eles costumam usar esses óculos estilo gogle, as vezes até modelos de esquiar na neve. Coisas bem grandes e exageradas!


Também tem o gótico que traz uma proposta meio vitoriana, tudo a ver com o estilo "vampiros de antigamente" fazendo um look bem mais elegante. Super refinado, mas sempre cheio de preto e com ícones clássicos como rosas e morcegos. Esses trocam o coturno por um sapato mais chique, mas sempre preto. Muitos acessórios finos.


Tem os góticos que curtem essa vibe de vampiros, que adoram usar roupas que lembrem o figurino de Drácula. A cor, quando existe, vem sempre em tons escuros: verde, vinho, roxo. Caveirinhas são um ícone, já que a gótico lida muito bem com a morte. Vampiros são mortos-vivos, afinal de contas! Sem falar nessas de ir no cemitério. Eu honestamente já fui ao cemitério para visitar e achei bem agradável. Você esquece que está no meio de uma metrópole de tão calmo e silencioso.

Religião

É difícil conhecer um gótico que não tenha passado por isso, uma pessoa ir até você e perguntar, "Você é satânico?". A resposta todos já devem saber, "Não"( Mesmo porque, satânico esconde sua magia, não liberta ela a face de todos ). O gótico é uma ideologia e não uma pessoa, e por isso, o gótico não segue nenhuma religião, pois não gostam de seguir mandamentos e regras de outros. A religião é encarada como se fosse algo fantástico, um mundo de fantasia aonde as pessoas fogem da sua realidade e tristezas e buscam através de uma reza, uma salvação. As esperanças é importante para os humanos, mas o gótico não vê esperanças certeza para a sua salvação, mesmo porque, em toda a sua vida nunca aconteceu um milagre para que possa salvar a ovelha negra perdida. Os Góticos acreditam que a esperanças é cultivada através da vontade dos próprios seres, mas como nonosso desejado mundo, quem somos nós para julgar as mentes de outras pessoas? Respeito é fundamental. Cada um com a sua crença, cada um com o seu sonho...

TV e cinema

O cinema e a TV deram um bom espaço para "goth culture" através de filmes, séries etc, como por exemplo, os filmes Nosferatu, filmes da Hammer films, produções de Tim Burton, Drácula, A Família Addams o filme, Entrevista com o vampiro, Jovens Bruxas, Estranho mundo de Jack, Noiva cadaver, etc, ou seriados como Família Addams e Os Monstros nos anos 60.


Espero que tenham entendido e que tenham gostado...

O gotico é uma arte!

3 comentários:

LEONARDO-Gothic-Satan disse...

oi eu sou Gótico compositor to iniciando na area de composições mas ja tenho mts fans gostei muito sobre o seu jeito de falar sobre ser Gótico você falou com a mais pura verdade mistura com seus sentimentos reais sobre esse assunto.você me fez perceber q não sou satanico só não tenho religião vivo no meu proprio conceito das coisas que acontecem nesse mundo.as vezes me sentia com o mal dentro de mim e o mal me dominar e as vezes não sentia mais nada ficava em uma repleta tranquilidade.gostei mt de seu blog.

acessa meu blog para conhecer minhas composições:

http://leonardo-gothic-satan.blogspot.com/

Unknown disse...

Occasum

Autor: Orácio Felipe

Johann é imortal. Mas a imortalidade carrega consigo muitas angústias. A maior delas, a falta de um amor que a acompanhe. Ele buscava, como criatura das trevas, uma companheira que pudesse transformar. Ele buscava um antídoto e havia conquistado alguma força compondo poesias, admiradas tanto pelos seus criados, Igor e Fredy, quanto por aqueles que o perseguiam. Seus buquês de palavras, como costumava chamar, eram entregues àquelas que admirava. Mas havia uma única rosa em seu caminho, para a qual ele passaria a dedicar sua existência, que não era efêmera. Um vampiro buscando extinguir sua chama assassina através do amor de uma mulher. Um soneto pode aliviar a dor no coração frio de uma criatura?

www.clubedosautores.com.br

Anônimo disse...

não entendo como alguém possa viver sem um ponto firme ,sem uma esperança, sem ao menos pensar em,um dia receber a salvação;pra mim isso é um mundo vazio,se eu fosse assim,sem esperança de salvação,me mataria logo.