Com vocês......
\,,/
Na década de 1980:
As letras do punk rock são tipicamente francas e conflituosas em comparação com outros gêneros musicais populares e freqüentemente abordam questões sociais e políticas.
Canções como "Career Opportunities", do Clash, lidam com o desemprego e a dura realidade da vida urbana. Principalmente em seu início, o punk britânico tinha como objetivo central ulttrajar e se chocar o sistema vigente. Clássicos dos Sex Pistols como "Anarchy in the UK" e "God Save the Queen" abertamente afrontavam o sistema político e os costumes sociais britânicos.
"O punk foi uma completa revolta cultural. Foi uma grave confrontação com o lado obscuro da história e da cultura, com as fantasias da direita, com os tabus sexuais, uma investigação de maneira minuciosa que nunca havia sido feito antes por qualquer geração".
Outras vezes, muitas letras de punk rock tratam de assuntos já tradicionais dentro do rock, como o namoro, decepções amorosas e sair com alguém; a abordagem variava entre a falta de emoção e a simplicidade agressiva padrão dos Ramones, como em "I Wanna Be Your Boyfriend" , e um estilo mais sincero e sem ambigüidades de muitos grupos pop punks que surgiriam depois.
Paralelamente a New Wave, o pós-punk desenvolvia-se como uma conseqüência natural do punk rock. De certa forma, o movimento estava preso ao punk rock. Apesar de alguns virem um intercâmbio com a New Wave, o pós-punk foi tipicamente mais desafiador e artístico.
The Cure
As bandas de rock progressivo foram além das fórmulas estabelecidas dentro do rock e passaram a experimentar diferentes instrumentos, tipos de canções e formas musicais. Algumas bandas como Beatles, Eric Burdon & The Animals, Pink Floyd, Moody Blues e Procol Harum experimentaram novos instrumentos que incluindo seções com instrumentos de sopro e orquestras. Muitas dessas bandas caminharam das convencionais canções de três minutos em direção a composições mais longas, com acordes cada vez mais sofisticados.
Depois que este "lado glam" do metal entrou em ascensão, bandas como Iron Maiden, Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax, conduziram o metal a sua cena original, que passou a ser chamado de heavy metal.
Em 1987, surgiu uma nova geração de artistas do glam metal, entre os quais Bon Jovi, L.A. Guns, Poison e Faster Pussycat. Formado a partir da fusão de integrantes do L.A. Guns e do Hollywood Rose, os Guns N' Roses emergiram desta cena glam rumo a um grande sucesso comercial, embora eles não sejam categorizado como uma típica banda de glam metal como as demais citadas neste tópico.
Anos 90 : década de fusões e experimentações
Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.
Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.
Neo-Psicodelismo: as ideais de paz e amor são retomadas, mas sem a ingenuidade dos anos 60. Exemplo de bandas: U2 (oriundo do movimento pós-punk do início da década de 80), R.E.M., Smashing Pumpkins, Cake, entre outros.
Metal alternativo: é uma forma eclética de heavy metal. Algumas bandas surgidas, com esse estilo, são:Evanescence, System of a Down
Nu metal: também conhecido como new metal ou nu-metal, é caracterizado por bandas que misturam outros estilos musicais nas suas composições, notadamente rap ou música eletrônica. Por causa disso, é ignorado pelos entusiastas puristas de heavy metal. Bandas deste estilo incluem Slipknot, Korn, Limp Bizkit, P.O.D., Linkin Park e Papa Roach. Alguns atribuem a origem do estilo ao Faith No More, enquanto outros remetem à sonoridade adoptada pelo Pantera a partir do seu quinto disco, Cowboys From Hell (91).
Death metal: tendo suas origens na metade da década de 80 com bandas como Mantas e Celtic Frost ficou conhecido como estilo musical dentro do heavy metal no final dos anos 80 e começo dos anos 90. O death metal é um estilo musical extremo que aborda desde satanismo, guerras e até assassinatos,suicídios e carnificinas.O death metal tem muitas outras vertentes dentro de si, como thrash death metal, tech death metal, splatter death metal, death metal melódico, brutal
death metal, etc. O som é caracterizado por riffs pesados e distorcidos e por vocais guturais. Bandas desse estilo incluem Morbid Angel, Cannibal Corpse, Death, Obituary, Deicide, Cryptopsy, Nile, Benediction, Krisiun, Dismember, Entombed, In Flames, Soilwork, e Children of Bodom.
Black metal: é a vertente mais extrema e obscura dentro do heavy metal, surgiu no começo dos anos 80 com bandas como Venom e Mercyful Fate mas que tinha uma sonoridade bem mais parecida com o heavy metal tradicional e nada parecido com o black metal de hoje em dia. O som é caracterizado por letras satanicas,por vocais rasgados e riffs de guitarra rápidos e pesados. As bandas mais conhecidas são: King Diamond, Sarcófago, Krisiun, Marduk, Emperor, Gorgoroth, Dimmu Borgir, Cradle of Filth, Immortal, Dark Funeral, Darkthrone.
Rock industrial: faz uso de industrial (uma vertente da música eletrônica) em conjunção com o rock, mas ao contrário do new metal, praticamente não há elementos sonoros de rap. As músicas deste gênero também são consideradas experimentais, por adicionar sonoridades e distorções fora do convencional. Exemplos incluem Marilyn Manson, Nine Inch Nails, Rammstein, Fear Factory, Deathstars, Ministry, e Rob Zombie.
Marilyn Manson
Pop punk: uma mistura de punk rock, pop e o ska de Less Than Jake, o Pop Punk começou com um cenário independente muito forte, com diferentes estratégias de divulgação. Alguns representantes desse estilo: Millencolin, Green Day, Blink-182 e Sum 41.
Indie rock: bandas de garagem que participam do circuito "independente", fora do mainstream, como: Radiohead, Pixies, Dinosaur Jr., The Strokes,The Libertines, White Stripes, Coldplay, Travis, Belle & Sebastian e Communiquè (banda de São Francisco), além de algumas bandas britpop.
Mortes de Personalidades de Rock...
- 18 de setembro de 1970 - Jimi Hendrix, engasgado com o próprio vômito, aos 27 anos.
- 4 de outubro de 1970 - Janis Joplin, overdose, aos 27 anos.
- 3 de julho de 1971 - Jim Morrison, causa não comprovada, aos 27 anos
- 2 de fevereiro de 1979 - Sid Vicious (baixista dos Sex Pistols), overdose, aos 22 anos.
- 8 de dezembro de 1980 - John Lennon (guitarrista e vocalista dos Beatles), assassinado, aos 40 anos.
- 19 de março de 1982 - Randy Rhoads (guitarrista do Quiet Riot e de Ozzy Osbourne), acidente de avião, aos 25 anos.
- 27 de junho de 1988 - Hillel Slovak (guitarrista do Red Hot Chili Peppers), overdose, aos 26 anos.
- 24 de novembro de 1991 - Freddie Mercury (vocalista do Queen), AIDS, aos 45 anos.
- 24 de novembro de 1991 - Eric Carr (baterista do Kiss), câncer, aos 41 anos.
- 5 de abril de 1994 - Kurt Cobain (vocalista e guitarrista do Nirvana), suicídio aos 27 anos.
- 12 de julho de 1996 - Johnatan Melvoin (tecladista do Smashing Pumpkins), overdose aos 37 anos.
- 15 de abril de 2001 - Joey Ramone (vocalista dos Ramones), câncer linfático, aos 49 anos.
- 5 de junho de 2002 - Dee Dee Ramone (baixista dos Ramones), overdose, aos 49 anos.
- 22 de dezembro de 2002 - Joe Strummer (vocalista e guitarrista do The Clash), defeito cardíaco congênito, aos 50 anos.
- 15 de setembro de 2004 - Johnny Ramone (guitarrista dos Ramones), câncer na próstrata, aos 55 anos.
- 8 de dezembro de 2004 - Dimebag Darrell (ex-guitarrista do Pantera), assassinado, aos 38 anos.
- 7 de julho de 2006 - Syd Barrett (ex-Pink Floyd) problemas de saúde decorrentes de diabetes, aos 60 anos.
- 5 de abril de 2007 - Mark St. John (ex-guitarrista do Kiss), derrame, aos 51 anos.
- 15 de setembro de 2008 - Richard Wright (tecladista do Pink Floyd), câncer, aos 65 anos.
Beijos....
Nenhum comentário:
Postar um comentário